GOTA - Causas, Sintomas E Tratamento

GOTA - Causas, Sintomas E Tratamento


A gota é uma doença caracterizada por ataques episódicos de artrite (inflamação das articulações) em pacientes que apresentam níveis sanguíneos elevados de ácido úrico. A gota é um condição muito dolorosa que, se não for tratada adequadamente, poderá, a alongado tempo, levar a deformidades articulares e doença dos rins. Por este artigo, além de abordar as causas, os sintomas e os tratamentos da gota, vamos também oferecer dicas sobre o assunto dieta e como impedir alimentos ricos em ácido úrico.


Por que o ácido úrico causa a doença gota? O ácido úrico é uma substância produzida no fígado, derivada do metabolismo da purina, um composto orgânico presente em numerosos tipos de alimentos. Quanto mais purina ingerimos, mais ácido úrico é produzido por nosso corpo. Ao longo da expansão das espécies, o ser humano perdeu a prática de gerar uma enzima chamada uricase, que transforma o ácido úrico em alantoína, uma substância muito mais solúvel no sangue.


Como efeito, os humanos apresentam níveis de ácido úrico bem mais altos do que a maioria dos outros mamíferos. Os nossos níveis de ácido úrico sanguíneo só não atingem níveis tóxicos em razão de a maioria da gente consegue suprimir o excesso de um a outro lado dos rins. Nas mulheres em idade reprodutiva, os níveis costumam ser um pouco mais baixos por causa interferência do estrogênio, que potencializa a exclusão do ácido úrico pelos rins. Apesar do bom serviço dos rins, ainda dessa maneira os nossos níveis sanguíneos habituais de ácido úrico estão muito próximos do limite de solubilidade, fazendo com que pequenos aumentos em sua concentração causem precipitação (cristalização) desse nos tecidos. O ácido úrico é mais solúvel em temperaturas acima de 37ºC, que é a temperatura do sangue.


Contra A Corrente, Progride A Dieta Com Base Em Gorduras

No entanto, nas nossas articulações a temperatura é mais baixa, chegando a 32ºC em outras delas, o que auxilia a deposição de cristais nestes locais (toque no teu joelho e compare a temperatura deste com as das coxas ou pernas). O ácido úrico se deposita nos tecidos na condição de urato de sódio. No momento em que ocorre deposição de cristais de ácido úrico (urato de sódio) nas articulações, esses provocam uma intensa reação inflamatória levando a uma artrite (inflamação das articulações) muito dolorosa que recebe o nome de gota.


Exercícios Para Reduzir As Gorduras Nas Costas

Resumindo: O ácido úrico mantém-se dissolvido no sangue até níveis próximos de 7,0 mg/dl. A partir deste valor, quanto mais elevada for sua concentração, maior é a oportunidade de cristalização e deposição nos tecidos, principalmente nas articulações, que são as regiões de pequeno temperatura do corpo humano. Caso a concentração sanguínea de ácido úrico continue se elevando, a cristalização poderá passar a suceder mesmo em tecidos mais quentes, como a pele.



  1. Não consegue acompanhar um plano de treinamento passo a passo

  2. Comece devagar

  3. dois caixas de leite desnatado Light (dois caixas)

  4. 28 thoughts on “Fisiculturista e Modelo: Lazar Angelov (Treino, Dieta e Suplementação)”

  5. Agrupar a Gordura dos Alimentos


É significativo relevar, todavia, que são necessários alguns anos de ácido úrico grande para se montar a doença gota. Falamos mais sobre a hiperuricemia no postagem: TER ÁCIDO ÚRICO Elevado É Perigoso? A elevação do ácido úrico sanguíneo, chamada de hiperuricemia, não razão sintomas. Na verdade, mais de 2/3 das pessoas com ácido úrico alto nem ao menos desconfiam do evento. O episódio de causar sintomas não significa, não obstante, que níveis elevados de ácido úrico não possam transportar a complicações. As duas mais comuns são as crises gota e as pedras de ácido úrico nos rins. Muitas pessoas com histórico de gota referem descamação das mãos e pés quando os níveis de ácido úrico estão elevados.


Na realidade, não existe nenhuma comprovação de tal relação. Descamação das mãos e pés é geralmente causada por ressecamento da pele e não por ácido úrico alto. A manifestação clínica da gota é a artrite, quer dizer, inflamação de uma articulação, caracterizada por angústia, vermelhidão, inchaço e calor recinto. A gota é classicamente uma monoartrite, ou melhor, uma artrite que atinge somente uma articulação em cada recessão.


As articulações mais acometidas são as dos pés, principalmente o primeiro dedo do pé (dedão do pé) e joelhos. A artrite da gota é tão dolorosa, que outras pessoas não conseguem nem ao menos cobrir os pés, pois que só o contato do cobertor com a área inflamada neste instante causa uma fortíssima agonia. Conseguem existir calafrios e febre, simulando um quadro infeccioso. O ataque de gota dura alguns dias e depois desaparece espontaneamente. O intervalo entre a primeira e a segunda instabilidade pode durar até 2 anos. Se não for tratada, as crises de gota começam a permanecer mais frequentes e intensas, podendo acometer mais de uma articulação por vez.


No decorrer dos anos, a gota não tratada leva à geração de tofos nas articulações, causados por deposição crônica de cristais de urato. Os tofos podem ser únicos ou múltiplos, levando a deformidades, como nas fotos ao lado e no início do post. Essa fase da gota é chamada de gota tofácea. O exagero de ácido úrico assim como poderá levar à criação de cálculos renais de ácido úrico. Existe também o risco de deposição de urato e criação de tofos nos rins, causando insuficiência renal crônica.


Como neste momento explicado, a gota é causada por prolongados níveis elevados de ácido úrico sanguíneo. Contudo, nem ao menos toda humanidade que tem ácido úrico alto, desenvolve gota. Várias pessoas mantém-se anos com níveis de ácido úrico maiores que sete mg/dl e nunca apresentam artrite gotosa ou doença renal. O porquê disto, ninguém domina. A gota é muito mais comum em homens e ocorre entre 35 e quarenta e cinco anos. Nas mulheres costuma decorrer só após a menopausa.


O diagnóstico da gota é feito quando existe um quadro clínico peculiar afiliado a níveis elevados de ácido úrico. Quando há dúvida sobre a circunstância da artrite, o médico geralmente punciona o líquido da articulação inflamada, procurando pelos depósitos de cristais de urato. Pra ver imagens da artrite gotosa e da gota tofácea, veja o seguinte link: IMAGENS DA DOENÇA GOTA. Longos períodos de jejum.




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *